99. Democratização da leitura literária no espaço escolar: um ato tão imprescindível quanto à alfabetização

Autores

  • AZEVEDO, Lohanna da Silva (UNITINS)
  • GOMES, Elem Kássia (UNITINS)

Resumo

     Este trabalho pretende apresentar os resultados do projeto de extensão “Conte-me mais: práticas de letramento literário no ensino fundamental”, voltado para o letramento literário desenvolvido com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Araguatins. O projeto propôs a promoção da democratização do texto literário, buscando otimizar a competência de leitura e interpretação de textos, assim como a formação de leitores. Portanto, a proposta oportunizou que a literatura fosse utilizada como uma ferramenta de instrução e educação (CANDIDO, 1998). A significância deste trabalho justifica-se pelo fato do pouco ou nenhum acesso ao texto literário no ambiente familiar, considerado um dos principais espaços de formação da criança leitora (PAIM, 2000). Nesta proposta, o projeto enfatizou o uso de leituras conciliadas às atividades lúdicas, tratando de assuntos humanos, mas numa perspectiva prazerosa, direcionada para o prazer e reflexão a partir do contato com o texto (AZEVEDO, 2004), priorizando o letramento literário (COSSON, 2006) tanto quanto o processo de alfabetização (SOARES, 2003) e mostrando aos alunos o quanto o texto literário se aproxima de suas vivências cotidianas (ZILBERMAN, 2003).

Palavras-chave:

LeiturA. Letramento literário. Literatura infantil.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos