04. A BNCC e o ensino da Língua Portuguesa – reflexões sobre estratégias, metodologias e mídias digitais

Autores

  • SILVA, Moacir dos Santos da (UENF)
  • MOURA, Sérgio Arruda de (UENF)

Resumo

     O trabalho visa à reflexão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino da Língua Portuguesa. O objetivo dele é favorecer uma análise crítica do documento e da prática de ensino da língua materna. Dessa forma, a análise das diversas competências da base e a forma de desenvolvimento e as ações do docente nas práticas pedagógicas, de ontem e de hoje, serão revisitadas a fim de proporcionar um pensar, acerca das estratégias e metodologias. A leitura da BNCC (2018), no que tange às competências, currículos e a análise de obras como Aula de Português (2015), de Irandé Antunes e A formação do professor de português (2006), de Paulo Coimbra Guedes e o vídeo sobre A BNCC na prática (entrevista a Anna Penido) contribuirão para uma reflexão; além da prática docente e interesses dos discentes, apresentam a promoção de mudanças, não só no ensino da língua, mas em outros  aspectos que tornam a educação mais significativa como a inserção das mídias.

Palavras-chave:

BNCC. Língua portuguesa. Prática docente.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos