50. A transitividade verbal para além da Tradição Gramatical: uma abordagem funcional(ista)

Autores

  • CARREIRO, Simara Silva Pereira (UESB)
  • SOUSA, Valéria Viana (UESB)

Resumo

     Neste artigo, evidencia-se o fenômeno da Transitividade na perspectiva do Funcionalismo Linguístico norte-americano, fundamentado em Hopper e Thompson (1980) e apresentam-se as contribuições do referido estudo para o desenvolvimento da competência leitora dos(as) alunos(as) do 8º Ano de uma escola pública de Barra da Estiva/BA. Para a discussão teórica, lançou-se mão de pesquisas bibliográficas, ancoradas em postulados da Tradição Gramatical, da Tradição Linguística, da visão Funcionalista de Hopper e Thompson (1980) e de estudos contemporâneos. Para a descrição e análise dos dados, foram mobilizados pressupostos da abordagem quanti-qualitativa que, a partir dos resultados, gerou uma intervenção didático-pedagógica.  Após a aplicação da intervenção, constatou-se que a Transitividade Verbal via Funcionalismo Linguístico favoreceu o desenvolvimento da competência leitora dos(as) estudantes por se debruçar na sentença como um todo, diferentemente da abordagem tradicional na qual apenas o verbo é focalizado.

Palavras-chave:

Transitividade. Competência leitora. Funcionalismo Linguístico.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos