13. Racismo, descolonização e o ensino em arte

Autores

  • SILVA, Noelene da Costa Lima (UFMS)

Resumo

     Este trabalho é fruto de pesquisa de mestrado em universidade pública pelo fato da escola ser espaço político apropriado de discussões de violência. Na disciplina de Arte é fundamental a formação contínua e o estimulo do professor ao exercício da crítica e autocrítica (TAKAKI, 2020). A partir do conceito de descolonialização (FANON, 1968) junto à metodologia qualitativa interpretativista que reveste a análise e interpretação da obra artística de Lídia Baís, cujo tema central é a criticidade. Este artigo está estruturado da seguinte maneira: apresentação do contexto contemporâneo sobre racismo fruto da influência eurocêntrica e discussão das interpretações com embasamento teórico, análise da obra de arteMicróbio da Fuzarca”, de Lídia Baís com conclusões em direção à ampliação da formação de professores em Arte.

Palavras-chave:

Criticidade. Linguagem Visual. Formação Continuada em Arte.

Downloads

Publicado

19-12-2020

Edição

Seção

Artigos