11. Linguística aplicada e o ensino de gramática

Autores

  • OLIVEIRA, Roseli Santana (UESB)
  • BRITO, Juvanete Ferreira Alves (UESB)

Resumo

     O presente artigo aborda o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental no Brasil, refletindo sobre as dificuldades enfrentadas tanto pelos professores quanto pelos os alunos no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Para nortear essas discussões utilizamos como suporte teórico, principalmente, os parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Cheron (2004), Antunes (2006), Oliveira (2010), e Travaglia (2009). A pesquisa de cunho etnográfico foi realizada em uma turma de 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Maracás no Estado da Bahia. Observamos que abordagem dada ao ensino de língua materna pelos professores, principalmente, ao ensino de gramática que, geralmente, tende a privilegiar a gramática normativa e a ignorar que a língua pode mudar de acordo com a situação comunicativa. Esse modelo de ensino focado nas nomenclaturas gramáticas, que dita o que é certo e errado, baseados em frases soltas, sem nenhum contexto dificulta o aprendizado dos alunos, além de, não alcançar um dos principais objetivos do ensino de Língua Portuguesa, que é desenvolver a competência comunicativa do aluno para que ele interaja em diferentes contextos sociais.  

Palavras-chave:

Competência comunicativa. Linguística Aplicada. Ensino de Gramática.

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Publicado

19-12-2020

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Seção

Artigos