10. Ensino de latim: ênfase nas habilidades comunicativas

Autores

  • PEREIRA, Carlos Gustavo Camillo (PUC-Rio)
  • RIBEIRO, Márcio Luiz Moitinha (UERJ e ABRAFIL)

Resumo

     Este artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino de língua latina com ênfase nas habilidades comunicativas, em uma abordagem do pós-método. Dessa maneira, parte-se do princípio de que a língua estrangeira, para ser ensinada e aprendida em todas as suas potencialidades, deve ser investigada em perspectiva crítica. Assim, nesta pesquisa, são propostos exercícios que possibilitarão maior interação entre os alunos e o professor, além de reflexão sobre o conteúdo aprendido o que, consequentemente, vai de encontro com abordagens tradicionais, uma vez que estas, geralmente, partem do pressuposto de que ensinar uma língua se resume a ensinar gramática. Em termos estruturais, este artigo inicia apresentando uma breve pesquisa sobre a evolução da concepção de métodos até o pós-método e, por fim, são apresentadas as propostas de ensino de latim com ênfase na comunicação e na leitura de poemas e poesias.

Palavras-chave:

Habilidade comunicativa. Língua Latina. Perspectiva crítica.

Downloads

Publicado

19-12-2020

Edição

Seção

Artigos