03. A linguagem escrita na perspectiva enunciativo-discursiva e suas implicações pedagógicas

Autores

  • CORRÊA, Anderson Borges (UNESP)

Resumo

     Este artigo tem o objetivo de discutir a realidade concreta da linguagem escrita na perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem. Busca, também, apontar as implicações dessa discussão na prática pedagógica para o desenvolvimento da linguagem escrita na criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na formação de crianças autoras e leitoras de textos. Por meio de uma revisão de conceitos postulados por Jakubinskij e Volóchinov sobre a realidade concreta da linguagem, considera-se a linguagem escrita um fenômeno essencialmente dialógico e responsivo. Aponta seu caráter social, considerando que a produção discursiva por meio de enunciados, bem como a compreensão deles, é contextual, ou seja, não é determinada pelas formas linguísticas utilizadas, e, portanto, os usos dos signos culturais na forma de enunciados para expressar e para compreender estão no cerne do processo de apropriação da escrita pelas crianças. Conclui que a linguagem escrita precisa ser tratada na escola como uma atividade social, viva, cuja unidade substancial é o enunciado concreto (texto), não o código linguístico, e, por esse caminho dos enunciados, ela deve ser apropriada pelas crianças desde o primeiro ano do Ensino Fundamental.

Palavras-chave:

Sociologia da Linguagem. Ensino Fundamental. Implicações Pedagógicas.

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Publicado

19-12-2020

Edição

Seção

Artigos